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3 canais para impulsionar o relacionamento com seu cliente

Depois que o cliente percorreu todo o seu funil de vendas, o que você faz com ele? Se a sua resposta foi “nada, afinal, ele já é cliente”, precisamos conversar. Você inspirou, atraiu, converteu. E agora? É hora de fidelizar. Quando você foca no relacionamento com o seu cliente, você começa a se diferenciar da concorrência e investe em retorno a longo prazo. Mas, é preciso estar atento aos canais de comunicação que você irá utilizar. Seu público precisa estar neles. Caso contrário, é investimento perdido.

Você sabia que pelo menos 50% dos brasileiros utilizam apenas o celular para acessar internet? E que o WhatsApp ultrapassou o Facebook e assumiu a ponta na corrida dos aplicativos mais populares do mundo? O seu Negócio está adaptado a essa realidade?

Separamos aqui 3 canais de comunicação para impulsionar o relacionamento com o seu cliente. Vamos nessa?

1. Aplicativo Mobile

A realidade é que estamos cada vez menos dependentes do computador desktop para acessar a internet. Ofereça um Portal de Relacionamento com o cliente em versão mobile, onde ele possa acompanhar sua situação financeira, solicitações em aberto e outras funcionalidades.

2. WhatsApp

Não é porque todo mundo está usando, que você deve usar também. Mas, não podemos negar que a chance de dar certo aumenta. Com um planejamento bem estruturado, manter um canal de comunicação direto com seu cliente é um diferencial . Só não esqueça que essa é uma ferramenta de bate-papo instantâneo. Não demore muito para dar o retorno.

3. Ouvidoria

Antes de tudo: não tenha medo. Todo mundo quer, e precisa, ser ouvido. Oferecer um canal específico para esse fim é fundamental – embora muitas Empresas ainda não adotem a prática. Além disso, é uma oportunidade ótima para você verificar falhas e revisar seus processos. Só não esqueça de dar o retorno no tempo devido, combinado?

Esses são apenas três canais de relacionamento com o cliente que você pode apostar. Há inúmeros outros. Pense e analise o seu público. E não esqueça de fazer um bom planejamento de uso para cada canal, considerando suas particularidades.

E não esqueça: muito além de conquistar clientes, é preciso mantê-los.

Texto: Andressa Foggiato – Comunicação & Marketing

2 comentários, Adicione os seus.

Wagner Gonçalves

Penso e tento diariamente na empresa, seguir essa primícia da comunicação objetiva e transparente em um tempo real e que encante o nosso CLIENTE, nessa experiência dele falar conosco.

Tiago Garcia

Muito legal gostei

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